Em síntese, ao realizar os primeiros socorros após afogamento na unidade de emergência, é importante seguir alguns passos para garantir o máximo de segurança e eficácia no salvamento da vítima.
Isto é, o afogamento é definido como resultado de asfixia por imersão ou submersão em qualquer meio líquido, provocado pela entrada de água nas vias aéreas do paciente, dificultando parcialmente ou completamente a ventilação ou a troca de oxigênio pulmonar.
Assim sendo, é relevante saber com precisão quais os passos necessários para reestabelecer a condições normais do paciente.
A importância de realizar primeiros socorros após afogamento
Em principio, ter conhecimento sobre primeiros socorros é fundamento para saber como agir em casos de emergência, quando alguém por ventura se afogue.
Além disso, os primeiros socorros pode contribuir para que você salve a vida de um paciente até que a equipe de emergência chegue até o local.
Todavia, para que você possa realizar esse procedimento com eficácia e eficiência, procure ter bem atencioso na leitura deste artigo.
Passos a passo dos primeiros socorros após afogamento
1. Mantenha a calma:
É fundamental manter a tranquilidade para agir de forma adequada e eficiente, sendo assim, procure ter um estado de espírito tranquilo para focar no cuidado do paciente.
2. Avalie a segurança:
Antes de iniciar qualquer tipo de socorro, certifique-se de que o local é seguro para você e para a vítima. Isto é, procure tomar cuidado para não se colocar em perigo durante o atendimento.
3. Chame por ajuda:
Caso esteja disponível, peça ajuda a outras pessoas próximas ou entre em contato com os serviços de emergência médica do seu país (como o 192 no Brasil) informando sobre a situação.
4. Retire a vítima da água:
Se a pessoa estiver ainda na água, retire-a o mais rápido possível, tomando cuidado para não colocar sua própria segurança em risco.
Assim sendo, procure auxiliar a pessoa que está se afogando sair da água utilizando como instrumento qualquer objeto que ela possa se apoiar ou segurar.
No entanto, caso a pessoa esteja desacordada procure retirá-la com cuidado sem correr risco em demasia.
5. Verifique a respiração:
Em suma, verifique se a vítima está respirando normalmente.
Em seguida, incline a cabeça para trás, abra a boca e tente observar se há movimentos respiratórios.
Assim sendo, se a vítima estiver respirando, coloque-a de lado.
Toda via, caso o paciente não esteja respirando ou estiver inconsciente, realize imediatamente 5 ventilações boca a boca, utilize pocketmask ou AMBU.
Por fim, caso não obtenha sucesso em restaurar o processo respiratório apenas com a ventilação, inicie imediatamente a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), assim como descrito abaixo.
Passo a passo para realizar a ressuscitação cardiopulmonar
- A. Coloque a vítima deitada de costas em uma superfície plana e firme.
- B. Posicione-se ao lado da vítima.
- C. Inicie compressões torácicas: posicione suas mãos no centro do peito, na linha dos mamilos, uma sobre a outra.
- D. Faça compressões rápidas e profundas, pressionando o peito cerca de 5 cm de profundidade, com uma frequência de 100-120 por minuto
- E. Alterne as compressões com ventilações boca-a-boca ou com algum dispositivo para ventilar (poketmask ou AMBU)
Se estiver sozinho, são 30 compressões e 2 ventilações, e assim sucessivamente.
Se estiver em duas pessoas, são 15 compressões e 2 ventilações, e assim sucessivamente
6. Peça ajuda adicional
Se possível, peça a alguém para buscar um desfibrilador automático externo (DAE) ou qualquer outro equipamento de suporte avançado de vida disponível próximo ao local.
7. Continue com as compressões torácicas e ventilações até que a ajuda médica chegue.
Siga as orientações dos profissionais de saúde que assumirem o atendimento.
Lembrando que essas orientações são gerais e cada situação pode apresentar características específicas.
Diante disso, é fundamental buscar capacitação em primeiros socorros para poder atuar de forma adequada em casos de emergência.
Conclusão sobre primeiros socorros após afogamento
Por fim, se você chegou até significa que já percebeu que é possível realizar primeiros socorros após afogamento caso necessário, contudo é necessário seguir alguns passos importante.
Se você gostou deste conteúdo muito provavelmente também vai gosta de outro artigo, falando sobre o internato médico.
Ajude-nos compartilhando este conteúdo com seus amigos de faculdade para que eles também tenho ciência de como agir em casos de afogamento, e siga meu instagram @yalle.emergencia.
Uma resposta